quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Lili Leitão Ataca Novamente * Antonio Cabral Filho - Rj

Lili Leitão Ataca Novamente
*Vida Apertada*
***
Calma meus amigos. Lili Leitão não é igual ao Bandido da Luz Vermelha. Não.Ele não ataca donzelas desprotegidas no calor de seus aposentos nababescos. Mas ele ataca sempre, e com brados ferinos, lançando berros aos quatro ventos das plagas arariboienses, e agora mesmo, ele vem chegando de mansinho para dar mais um bote no cangote da donzela Poesia. Seu palco predileto é o Café Paris, não lá das pindamonhangabas do Baudelaire, mas de Niterói mesmo, onde  ele reúne a sua horda de trovejadores, sem nada a ver com trovas, pra detonar prolegômenos di...versos.

O jornal O Globo foi o Anjo Gabriel das anunciações e noticiou o seu retorno através das mãos litero - poéticas do Luiz Antonio Barros, que vem lançar o livro "Os Poetas Satíricos do Café Paris", dando assim, vida nova ao vampiro do tédio. O livro faz um retrospecto do que foi o movimento literário que passou a história como uma das mais talentosas trupes da cidade ex capital do estado e que por decisões extremamente retrógadas, ficou jogado lá nos porões frios da indiferença desde a década de 30. E agora, todos teremos a chance de nos encontrar, além do Lili Leitão, Nestor Tangerini, René Medeiros, Mazzini Rubano, Apollo Martins, Oscar Mangeon, Olavo Bastos, Varon, Gomes Filho, Luiz de Gonzaga, Altino Pires, Alcides Figueiredo, Raul Sá Pinto, Luciano Gualberto, Julio Seabra, Isidoro Nunes, Guilherme Cruz, Joaquim Peixoto, Eurípedes Ribeiro e Luis de Sousa Dias.

Contam, nas rodas furtivas, que o Café Paris sofreu um incêndio em 1930 e logo depois foi fechado para abertura da atual Avenida Amaral Peixoto, onde funcionava, ali em frente às barcas de Niterói.
Ah, ia me esquecendo de avisar que o livro faz um ano de circulação e que as novas gerações literoboemias podem se abastecer à vontade em suas páginas, pois encontrarão verves das mais suculentas, uma vez que eram formadas no espírito rebelde anti - modernista de 22, mas devidamente 22...

Mais Lili Leitão e Café Paris
http://nitpress.com.br/blog/?p=321
&
http://oglobo.globo.com/rio/bairros/livro-revela-os-pioneiros-do-cafe-paris-um-reduto-de-intelectuais-em-niteroi-12951419 
&
http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/957138 
&
http://oglobo.globo.com/rio/bairros/cafe-paris-volta-cena-cultural-de-niteroi-com-antologia-sobre-artistas-15514574 
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário