domingo, 8 de fevereiro de 2015

ESCRITORES GONÇALENSES, ACORDEM! * Antonio Cabral Filho - RJ

ENTRELINHAS
Órgão da AGESC - Associação Gonçalense de escritores.

Ano I Nº 1 Setembro 1993
*
Ano II Ago 1994 Nº 2
*
Ano II jun 1995 Nº 3
*
Ano III Nov 1995 Nº 4
*
Segundo Fernando Pessoa, tudo vale a pena se a alma não é pequena. 
No período 1993-1995 eu e uma equipe de companheiros nos empenhamos em elevar São Gonçalo culturalmente. Lutamos como mosqueteiros, todos por um e um por todos. Editamos muita gente, realizamos muitos eventos, muitos lançamentos, shows, peças de teatro, seminários etc, mas notamos que nossos escritores, sobretudo escritores, não se inspiram em organizar-se. Sequer das nossas atividades, a maioria se omitia. Quiçá frequentar os órgãos oficiais da área cultural em prol de projetos.
Daí, chegamos a um estágio de constatação: Se os necessitados não querem, nossa luta prossegue por nós. E desarticulamos o projeto de uma entidade representativa da categoria escritores, fomos cada um editar nossos trabalhos individualmente, e, não raro, ouvir lamúrias de acomodados que esperam das "autoridades" os milagres que só eles podem realizar.

Nosso boletim ENTRELINHAS teve quatro edições em dois anos, sempre na tentativa de aglutinar mais escritores, divulgamos uma proposta de estatuto para a entidade e propusemos uma editora cooperativa para viabilizar quem quisesse editar, articulamos uma gráfica, produtores editoriais, rádios e jornais para divulgação, mas nem isso funcionou. 

Hoje, resido fora de São Gonçalo, mas os laços não se desfazem e continuo acreditando que nossos escritores merecem um patamar melhor. Gosto de apontar Niterói como exemplo, aonde trabalhei durante trinta anos e frequentei a vida cultural da cidade e fico desapontado quando iniciamos uma atividade em São Gonçalo e os colegas dizem "viemos só lhe dar um abraço que estamos indo pra nikiticiti", assim mesmo, colonizadamente, pois estão deixando de promover a sua cidade em benefício da outra, por mais que eu goste de Niterói.
Porém, a fé não se apaga e este blog é dedicado aos meus colegas e companheiros de militância cultural gonçalense. A todos o meu abraço!
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário